BVMafra

Bombeiros Voluntários de Mafra

História da Associação

Criação de uma associação de bombeiros na Vila de Mafra.

Arranque efetivo do Corpo de Salvação Pública de Mafra.

Fundadores:
Miguel Júlio Esteves de Medeiros Sócio Fundador Nº 1
Dr. Carlos Galrão Sócio Fundador Nº 2
Joaquim Duarte Resina Sócio Fundador Nº 3

1935
A 29 de Dezembro o prestimoso “Jornal de Mafra” voltava a publicar um artigo intitulado ‘Câmara Municipal e Bombeiros de Mafra’, onde era saudada a Comissão Administrativa da Câmara Municipal, presidida pelo capitão Manuel Joaquim Baleisão do Passo, por este ter aprovado a cedência de um terreno situado no Largo Conde Ferreira para a construção do novo quartel, segundo petição dos bombeiros de Mafra.

1990
Um Novo Ciclo – Os Bombeiros Voluntários de Mafra, apesar de algumas contrariedades, procuram cumprir a sua missão com normalidade, investindo na renovação dos seus equipamentos e mantendo-se na primeira linha de intervenção.

2003
O Corpo de Salvação Pública Bombeiros Voluntários de Mafra, ao celebrar 75 anos de existência, no ano de 2003, pôde orgulhar-se de uma estrutura profissional competente e de ter nas suas fileiras um grupo de homens e mulheres preparados para as mais diversas missões, assumindo-se como garantia da segurança de todos os Mafrenses.

2012
A Câmara Municipal de Mafra, cedeu um terreno na zona da Carapinheira para a construção do novo quartel. A zona em questão dispõe de vias de acesso direto à A21 (e, entre outras, à A8), e não é por acaso. É que em caso de grande cataclismo em Lisboa, Mafra é o único acesso a Norte. Se tivermos em conta que a zona de Mafra é também a única na grande Lisboa que dispõe de um tipo de solo mais resistente a tremores de terra e fenómenos semelhantes, percebe-se a importância da operacionalidade do novo quartel dos bombeiros.

O espaço conjugar-se-á com outro equipamento, também estrategicamente localizado: o centro de controlo e operacionalidade da Proteção Civil.
Ambos responderão por uma zona vastíssima e altamente povoada, a zona da Grande Lisboa a norte do Tejo.

O novo quartel, que será igualmente sede do Agrupamento das Associações Humanitárias do Concelho de Mafra, seja uma estrutura essencialmente operativa.
2015 – 16 de Maio, inauguração oficial do novo quartel, na rua bombeiros voluntários de Mafra, Juncal, Carapinheira.

Victor Manuel Soares Ferreira

Presidente AG